Gerar tráfego é uma das partes essenciais de um negócio online, isso porque, se você não é capaz de gerar uma boa quantidade de visitas na sua página de vendas ou site, é grande a chance de você não vender nada.
Atualmente a maioria das compras efetivadas surgem após uma pesquisa no Google, ou Youtube.
Por isso, ter uma estratégia de posicionamento, seja de forma orgânica ou paga, é muito importante para ter resultados consistentes, se você deseja que a sua página e/ou produto sejam encontrados rapidamente e estejam nas primeiras páginas do Google, é preciso entender os mecanismos disponíveis e analisar qual é o mais adequado e viável para o seu negócio.
Antes de mais nada, você precisa entender a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago
A principal vantagem do tráfego orgânico é não ter um custo direto exigindo um investimento bem menor, ou nem exigindo investimento algum, tudo vai depender de você.
No tráfego Orgânico é você quem vai trabalhar para alcançar mais visitantes para o seu negócio, o seu esforço se transforma em potenciais clientes.
É uma forma sem custos, porém ela é mais difícil e exige disciplina, comprometimento e muito, mas muito trabalho para que haja sucesso, sem contar no tempo, por ser mais “manual”, demora mais para que os resultados sejam atingidos.
Lembre-se, nada vem de graça nessa vida.
E como conseguir resultados no Tráfego Orgânico?
Uma das estratégias que mais dão certo é ter um canal no Youtube, sim, o Youtube é uma das, se não a, plataforma social mais acessada da Internet. As pessoas passam horas vendo vídeos, consomem também os vídeos curtos, os “Shorts“, tem sido uma boa estratégia trabalhar um canal no Youtube e se eu puder te dar uma dica, use bastante a ferramenta de vídeos curtos (Shorts), é o que está mais em alta, uma boa pedida é fazer “Vídeos Reviews“, se bem-feitos sempre atraem bastante visualizações.
Outra estratégia de Tráfego Orgânico é participar de grupos no Facebook, fazer postagens diárias nesses grupos pode te dar um bom resultado, mas esteja sempre atento às regras do grupo que estiver participando, muitos deles não aceitam propagandas e links nas postagens, talvez você tenha que postar um conteúdo para atrair público para o seu perfil ou página, é um pouco trabalhoso, mas se for bem-feito, pode te trazer resultados a longo prazo, além de fazer com que você crie autoridade.
Falando em criar autoridade, além do Youtube, uma outra forma de atingir novos clientes, é um perfil no Instagram.
O Instagram não é mais apenas uma rede social de fotos, os vídeos estão em alta, além dos “Stories”, a plataforma também conta com uma ferramenta de vídeos rápidos, o “Reels“, uma estratégia interessante é postar o mesmo vídeo curto no “Shorts” do Youtube, no “Reels” do Instagram e no TikTok.
Pra finalizar sobre o Tráfego Orgânico, use bastante as “Hashtags” e procure sempre interagir com sua audiência, para estimular o engajamento que é extremamente importante nas suas postagens.
E agora eu vou falar sobre o Tráfego Pago, como o próprio nome diz, existe um investimento financeiro, esse tipo de Tráfego envolve o pagamento de anúncios.
Ao utilizar essa estratégia você pode esperar obter resultados rápidos, basta criar uma conta em alguma plataforma de anúncios e começar a anunciar.
Mas não é tão simples assim, como vimos é uma estratégia que envolve um investimento, sendo assim, você tem que estar com tudo planejado para não perder dinheiro.
Defina um orçamento, quanto deseja gastar em um mês com anúncios, calcule uma margem de lucro, geralmente é indicado que se gaste de 20 a 50% do valor final do produto em publicidade, mas é claro, isso não é uma regra, é apenas uma sugestão.
Definindo um orçamento há uma infinidade de opções e possibilidades para o tráfego pago, você
precisa saber como e onde criar os seus anúncios.
O primeiro passo para gerar tráfego pago eficaz, é ter definidos os objetivos e as estratégias para fazer os anúncios.
Outra coisa muito importante é escolher os melhores canais de divulgação, uma vez que você tem
escolhido seu objetivo, para fazer um tráfego pago de qualidade, você vai precisar escolher bem os canais onde deseja divulgar.
Você deve conhecer muito bem o seu público-alvo, saber em que rede social ele está, idade, sexo, interesses. Segmentar e otimizar suas campanhas será peça chave na sua estratégia.
Há muitas plataformas que oferecem anúncios pagos, por isso você deve saber escolher o ideal para a sua
divulgação.
As plataformas de anúncios mais famosas são: Facebook Ads, Google Ads, TikTok Ads e Pinterest Ads. Existem outras, porém essas citadas são as que trazem maiores resultados.
Agora é com você, o que vai escolher, Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago? Espero que esse post tenha ajudado.