FUNIL DE VENDAS
O que é um Funil de Vendas?
Resumidamente, um funil de vendas representa todo o processo de fechamento do negócio, desde a captação dos leads, até a conversão em venda.
Podemos dividir um funil em 3 etapas:
Topo de Funil: (Consciência) Você vai atrair uma grande quantidade de pessoas, sua função é conscientizar essa pessoa que ela tem uma necessidade ou problema.
Meio de Funil: (Consideração) Nessa etapa, a pessoa vai reconhecer que realmente tem um problema ou necessidade. A função do funil é oferecer soluções, apresentar como resolver e fazer com que a pessoa comece a considerar comprar seu produto.
Fundo do Funil: (Decisão) Aqui você apresenta seus produtos e ajuda o usuário a decidir qual das opções que você está oferecendo é a melhor escolha para ele.
Por que aplicar um funil de vendas no seu negócio?
A resposta mais prática para esse tipo de pergunta é não deixar dinheiro na mesa. Você vai economizar muito dinheiro nas suas campanhas se aplicar um funil de vendas no seu negócio.
Quando você não utiliza um funil, você não sabe de onde estão vindo as suas vendas, você não consegue definir um perfil exato de clientes e acaba gastando energia onde não tem que gastar.
Outro fato importante é que não usar um funil de vendas faz com que você desperdice dinheiro, trabalho e foco.
Você tem que ter em mente que mesmo que não converta a venda, os potenciais clientes que entrarem no seu funil, farão parte de sua lista de clientes, o que faz com que você crie uma base para poder sempre oferecer novos produtos para esses clientes, já sabendo qual o problema ou necessidade essa pessoa tenha, a chance de você vender seus produtos para essa base de clientes é muito maior do que para um público frio.
Pra dar certo
Um Funil de Vendas só funciona de verdade se for aperfeiçoado sempre. Então analise a eficácia de todas as suas táticas, desde o topo do funil, passando pelo meio, pelo fundo do funil, e o pós-venda. Identifique quais ações não estão dando certo, e corrija.
Por exemplo, se você perceber que a taxa de conversão de um dos e-mails que você está mandando para a sua base de leads está muito baixa, é sinal de que você precisa rever o conteúdo deste e-mail, ou até buscar um outro meio de comunicação para fazer essas conversões. É necessário estar sempre de olho nesses números: quantas pessoas acessaram a minha landing page? Dessas pessoas, quantas preencheram o formulário e baixaram o ebook?
Quantas pessoas abriram o primeiro e-mail marketing que enviei para elas? Dessas pessoas, quantas clicaram no CTA que eu coloquei dentro deste e-mail? E por aí vai. Como deu pra perceber, o Funil de Vendas está ligado a vários outros conceitos do marketing digital.
Funil Básico
Para criar um funil básico, você pode usar uma isca digital, seja um e-book, webnário, planilha, infográfico e etc… Isso será o topo do funil, você vai usar a isca, que é gratuita, para atrair um bom volume de prospects.
Você vai usar uma landing Page com um formulário de captura, onde para receber a sua isca, ela obrigatoriamente tem que fornecer o e-mail, mas pode ser também o número de telefone, o que importa é que você tenha dados para poder contatar essa pessoa depois, você vai automaticamente criar uma lista de clientes, todos esses clientes teoricamente têm a mesma necessidade, o mesmo problema.
A segunda fase do funil é o envio de e-mail marketing para essa lista, claro, primeiro você vai enviar o “brinde” que você prometeu(isca) e depois vai passar a criar proximidade com esses clientes, enviando e-mails com conteúdo grátis e, claro, você vai começar a apresentar o seu produto principal e fazer com que esses potenciais clientes passem a considerar comprar o que você tem a oferecer.
Na terceira fase, você vai partir para o ataque, aqui o cliente já te conhece, já sabe o que você vende e a sua missão é ajudá-lo a escolher a melhor opção, isso se você tiver mais de um produto, se for apenas um, você vai reforçar as vantagens que ele terá ao adquirir seu produto e chamá-lo a ação.
Alguns desses leads não comprarão seu produto e é normal, pra essas pessoas que não compraram, você pode segmentar seu e-mail marketing para enviar novas propostas e continuar enviando conteúdos, o importante é manter essa lista de clientes viva, para que os que já compraram de você continuem comprando e aqueles que não compraram, um dia comprem.
Como dito, criar o funil de vendas é fundamental para que você não perca dinheiro, uma das melhores estratégias de marketing digital é ter uma base de clientes e usar com sabedoria o e-mail marketing para gerar vendas diárias.
Mostrei aqui apenas o básico, há muito mais sobre funis de vendas, existem muitas possibilidades e vale muito a pena se aprofundar nessa estratégia.
E a melhor maneira de fazer essa estratégia dar certo em pouco tempo é fazer campanhas de tráfego pago.
Se você ainda não sabe bem como funciona o tráfego pago nas redes sociais, clica nesse link abaixo e conheça o meu curso básico de tráfego pago. É um curso super prático e bem objetivo, expliquei desde a criação das contas até os anúncios, tudo passo a passo, vale a pena conhecer.